Biografia

This Is It, o filme, estreou nos cinemas em 28 de outubro. Dirigido por Kenny Ortega (de “High school musical”), o documentário reúne material das mais de 100 horas de vídeo produzidas durante os ensaios para a turnê “This is it”, anunciada como última temporada de Jackson em Londres, que estrearia na O2 Arena em julho deste ano. O contrato de US$ 60 milhões para a criação do filme foi fechado entre os herdeiros de Jackson, a empresa AEG Live, que estava promovendo os concertos, e a Sony Pictures.

O filme mostrou a intimidade de Michael Jackson nos ensaios: exigente e amoroso com a equipe, mas sempre simples e modesto. Dominando cada nota das suas músicas, tem ação direta na criação de tudo: som, palco, videos e coreografia. Mesmo sem forçar, por serem apenas ensaios, a afinação da voz de Michael é perfeita. O filme captura bem a essência de Michael, seu perfeccionismo, sua qualidade artística e o ser humano atrás do mito, méritos para a excelente direção do filme.

A trilha sonora do filme, lançou uma música inédita: “This is it”, anteriomente chamada de “I Never Heard”. A canção, que é uma parceria com Paul Anka, é do início da década de 80 e foi encontrada em uma caixa de fitas, com a voz de Jackson e um acompanhamento de piano. Foram adicionadas cordas na gravação, juntamente com “backing vocals” dos irmãos de Jackson.

Em novembro, Michael Jackson foi vencedor de quatro das cinco categorias que foi indicado no “American Music Awards”: Melhor álbum Soul/R&B: Number Ones (2003), Melhor álbum Pop/Rock: Number Ones (2003), Melhor cantor Soul/R&B e Melhor cantor Pop/Rock.

Em fevereiro de 2010, os filhos de Michael Jackson, Prince Michael, de 12 anos, e Paris, de 11 anos, receberam das mãos de Lionel Ritchie um Grammy Especial em homenagem a sua carreira. “Era para você estar aqui nesta noite. Te amamos, papai”, disse a filha. Os sobrinhos de Michael, que formam o grupo musical 3T, também subiram ao palco. Um tributo em 3D foi apresentado em homenagem ao cantor na cerimônia. Os cantores Carrie Underwood, Celine Dion, Jennifer Hudson, Smokey Robinson e Usher cantaram “Earth song” (sucesso do álbum HIStory de 1995) de forma intercalada com a voz de Michael e acompanhados de um filme em 3D da música.

We Are The World 25 For Haiti. Ainda em fevereiro, vinte e cinco anos depois que o hino “We are the world” cantado por dezenas de estrelas conseguiu arrecadar milhões de dólares para a luta contra a fome na África, celebridades da nova geração se reuniram para regravar a música em prol do Haiti. Mais de 80 artistas participaram, dentre eles: Will.i.am, Akon, Justin Bieber, Tony Bennett, Janet Jackson, Pink, Usher, Celine Dion, Fergie, Tony Braxton, Wyclef Jean, Carlos Santana, Enrique Iglesias e Lady Gaga. A voz de Michael foi mantida na regravação.

Cirque du Soleil e a Immortal World Tour. O legado artístico de Michael Jackson inspirou um espetáculo do Cirque du Soleil. “Michael Jackson é o Rei do Pop e um artista fenomenal de todos os tempos, tão atemporal quando contemporâneo”, disse o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté, em um comunicado, qualificando o projeto como o último grande “desafio criativo” da companhia.

“Nossa família está encantada que o Cirque du Soleil renda tributo a meu filho de uma forma tão importante”, declarou a mãe do artista, Katherine Jackson.

Michael Jackson’s Vision. Ainda em 2010, pela primeira vez, a coleção completa com os 35 curtas produzidos por Michael durante sua carreira foi lançado. Dentre as raridades se destacaram: “Enjoy Yourself” e “Can You Feel It” com The Jacksons, “Say Say Say” com Paul McCartney e o inédito “One More Chance” de 2003.

MICHAEL, o primeiro álbum póstumo de Michael Jackson foi lançado em 14 de dezembro. O videoclipe do primeiro single, “Hold my Hand” dueto com Akon, foi lançado dias antes, em 9 de dezembro.

Em 14 de junho de 2011, foi lançado o videoclipe da música “Behind The Mask”, de Michael Jackson. O vídeo foi produzido apenas com imagens dos fãs do cantor, que aparecem imitando as coreografias imortalizadas por Jackson, fantasiados como o ídolo ou dublando a música.

O álbum ainda teve um videoclipe para “Hollywood Tonight” que acompanha uma jovem dançarina que luta para fazer sucesso – os passos da coreografia também são inspirados em danças de Jackson.

Justin Timberlake e Michael dividem palco em 2001 no Madison Square Garden.

Em 2014, o álbum de inéditas “Xscape” foi lançado em 13 de maio. O principal single “Love Never Felt So Good”, uma colaboração com Paul Anka (originalmente gravada em 1984), teve duas novas produções, uma solo e outra em dueto com Justin Timberlake. Agradou a crítica e aos fãs, alcançando o primeiro lugar em diversos países. O álbum conta com oito faixas inéditas de Michael, gravadas em diversas fases do artista.

E a HIStória continua…

*****