Biografia

This Is It, o show. Em 05 de março de 2009, em Londres, Michael anunciou uma temporada de shows na casa de espetáculos O2 Arena, a partir de julho. Centenas de fãs se aglomeraram na casa de shows para ver o Rei do Pop.

Michael anuncia o retorno.

Em uma aparição relâmpago, que não durou nem 5 minutos, o astro acenou para os fãs, fez passinhos de dança, disse que serão os últimos shows e garantiu:

"Tocarei todas as músicas que meus fãs queiram ouvir. É isso. Estarei de volta em julho. Eu amo vocês".

Depois disso, deu meia volta e saiu do palco, deixando os fãs extasiados. Em pouco mais de 4 horas, todos os ingressos dos 50 shows se esgotaram (750 mil ingressos).

A morte do mito. Em 25 de junho, por volta de uma hora da tarde de uma quinta-feira em Los Angeles (seis da tarde em Brasília), Michael foi socorrido por paramédicos em sua casa. Ele foi encontrado sem batimentos cardíacos e sem respirar. Levado imediatamente ao Hospital Universitário da California, em coma, não resisitiu e infelizmente faleceu uma hora depois.

A família de Michael Jackson divulgou uma declaração oficial, assinada por Joe Jackson, pai do cantor, informou o site da revista People. A mensagem diz:

"Em um dos momentos mais sombrios de nossas vidas nós encontramos dificuldades para achar palavras apropriadas para essa tragédia repentina na qual nos encontramos. Nosso querido filho, irmão e pai de três crianças se foi inesperadamente, de forma trágica e cedo demais. Isso nos deixa sem palavras e devastados de uma forma que a comunicação com o mundo externo parece impossível no momento.

Sentimos uma falta sem fim de Michael, nossa dor não pode ser descrita em palavras. Mas Michael não gostaria que desistíssimos agora. Por isso, nós gostaríamos de agradecer aos seus fiéis seguidores e fãs leais por todo o mundo, vocês – a quem Michael amava muito. Por favor, não se desesperem, porque Michael continua a viver dentro de cada um de vocês. Continuem a espalhar sua mensagem, pois isso é o que ele gostaria que fizessem. Continuem, e seu legado viverá para sempre.

Meus netos estão profundamente tocados por todo o amor e apoio que vocês demostraram a eles e a seu pai, Michael Jackson.

Joseph Jackson e Família"

O Velório. A família e os fãs de Michael Jackson se despediram do cantor em uma emocionante cerimônia em memória do rei do pop. O corpo de Michael Jackson chegou em um comboio de carros ao ginásio Staples Center. Antes, familiares e amigos do cantor estiveram no cemitério Forest Lawn, nos arredores de Los Angeles, para participar de um funeral privado.

O caixão com o corpo de Michael Jackson foi carregado por seus irmãos para o altar montado no ginásio por volta das 14h30 ao som de um cântico gospel para que a cerimônia tivesse início. Emocionada, a filha de Michael Jackson, Paris, de 11 anos, o descreveu como “o melhor pai que alguém pode imaginar”.

O caixão do cantor foi colocado em frente ao palco durante o evento no ginásio esportivo Staples Center, em Los Angeles, horas depois de um funeral privado apenas para a família. Lionel Ritchie, Stevie Wonder e Mariah Carey prestaram homenagem ao cantor, antes que a família subisse ao palco para se unir ao tributo. Os irmãos de Michael Jackson , filhos e pais participaram do coro que entoou as músicas “We Are The World” e “Heal The World”.

Sua família então, com os irmãos usando apenas uma luva na mão esquerda em homenagem a Michael Jackson, assumiu o palco. Consolada pelos tios e tias, Paris assumiu o microfone. “Só queria dizer que, desde que nasci, meu pai foi o melhor pai que alguém pode imaginar”, disse ela. “E só queria dizer que amo muito ele.”

Marlon Jackson falou dos problemas enfrentados pelo irmão. “Nós nunca, nunca vamos entender pelo que ele passou, não poder andar nas ruas sem que uma multidão se juntasse a sua volta, sendo julgado, sendo ridicularizado. Quanta dor alguém pode suportar? Talvez agora, Michael, eles deixem você em paz. Nada estranho”

Mais cedo, o irmão de Michael, Jermaine, subiu ao palco para cantar a canção “Smile”. Esta seria a música favorita do astro, com as palavras “Smile though your hearts are aching” (“Sorriam mesmo que seus corações estejam em dor”, em tradução livre).

Mariah Carey estava entre os artistas prestando homenagem. Ao cantar I’ll be there, ela encerrou a música com as palavras: “Sentimos sua falta”. “Este é um momento que eu queria não ter vivido para ver. Michael, eu te amo”, disse Stevie Wonder.

O fundador da Motown Berry Gordy, que contratou o Jackson Five, disse: “A família Motown lamenta a morte de nosso irmão, que era como um filho para mim”. O executivo da gravadora que lançou os Jackson Five lembrou-se do dia em que Michael, aos 10 anos, foi fazer testes na gravadora e cantou uma música do então já consagrado Smokey Robinson. “E eu achei que Michael cantou melhor! Depois, me encontrei com Smokey e disse a ele: eu acho que ele te pegou nessa. E Smokey disse: eu também!”. Gordy encerrou sua homenagem com as palavras: “Michael, obrigado pela alegria, obrigado pelo amor. Você vai viver no meu coração para sempre”.

Também foram lidas mensagens de convidados ausentes, entre eles o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a poetisa Maya Angelou e a cantora Diana Ross. A mensagem de Diana Ross foi lida por Smokey Robinson: “Estou tentando encontrar um fechamento, quero que vocês saibam que, apesar de eu não estar no Staples Center, eu estou aí em meu coração. O Michael foi um amor pessoal meu, uma parte adorada de meu mundo, parte do tecido da minha vida de uma forma que não pareço conseguir encontrar as palavras para expressar. Michael queria que eu estivesse aqui para seus filhos, e eu estarei se eles algum dia precisarem de mim. Espero que hoje traga o fechamento para todos que o amaram.”

Outras pessoas que participaram da cerimônia foram reverendo Al SharptonBrooke ShieldsUsher e o finalista do programa de TV Britain’s Got Talent Shaheen Jafargholi, que interpretou Michael Jackson jovem no musical Thriller-Live.

O palco foi decorado com uma foto gigantesca de Michael Jackson ao lado de um mural com as palavras “Em memória adorada. Michael Jackson Rei do Pop 1958 – 2009”. “Agora, o Rei do Pop deve se ajoelhar aos pés do Rei dos Reis”, disse o reverendo em uma prece ao final do funeral. Mais de 1,6 milhão de fãs concorreram para assistir a cerimônia em memória do cantor. Apenas 8.750 pessoas foram escolhidas aleatoriamente para receber um par de ingressos.

O Sepultamento de Michael Jackson ocorreu em 3 de setembro no cemitério Forest Lawn, em Glendale, próximo de Los Angeles, em uma cerimônia privada apenas para os parentes e amigos do artista. Segundo um comunicado divulgado pela família, o sepultamento ocorreu às 21h43 (horário local). “A família Jackson deseja agradecer novamente a todos os admiradores de Michael em todo o mundo por seu apoio generoso durante esses momentos terrivelmente difíceis”, afirmaram os parentes no texto. O corpo do astro foi levado ao túmulo por seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Randy.

O ataúde, banhado a ouro e prata, foi sepultado numa cripta do Grande Mausoléu, o principal do cemitério. O enterro reuniu cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos íntimos do Rei do Pop, como a atriz Elizabeth Taylor, o ator Macaulay Culkin, o ator Chris Tucker, o Reverendo Al Sharpton, o músico Quincy Jones, o coreógrafo Kenny Ortega e a ex-mulher do astro, Lisa Marie Presley.

Cerca de 250 assentos foram dispostos aos convidados sobre um gramado artificial, que margeava o caminho para o mausoléu. Cerca de 435 credenciais de imprensa foram distribuídas aos profissionais da área, que se mantiveram à distância da cerimônia. O Reverendo Al Sharpton, que fez um discurso no funeral do cantor no Staples Center, há dois meses, postou em seu Twitter, durante a cerimônia, que tinha feito o mesmo na noite desta quinta. “Eu falei no final da cerimônia e Gladys Knight cantou. Agora nos preparamos para deixá-lo descansar”, escreveu.

A certidão de óbito de Michael Jackson recebeu uma emenda para incluir as circunstâncias de sua morte, declarada como homicídio e especificada como “injeção intravenosa por um outro”. O registro lista “intoxicação aguda por propofol” como a causa principal e “efeito benzodiazepínico” como outra contribuição significativa.